Eficiência energética em sua empresa – Sistema de gerenciamento

Eficiência energética em sua empresa – Sistema de gerenciamento

Um desafio presente no dia a dia de qualquer empresário é a gestão de seus custos, e a energia elétrica é um dos grandes custos estando muitas vezes competindo com o custo / despesa de folha de pagamento como o primeiro da lista, como fazer para se consumir menos energia elétrica num supermercado, indústria ou frigorífico?

A resposta simples é fácil, basta se usar equipamentos com alta eficiência energética e está tudo resolvido, mas nessa resposta temos uma meia verdade, como por exemplo: e se esse equipamento está sendo utilizado fora do tempo previsto ou ainda das configurações necessárias? Por exemplo uma sala climatizada operando fora do horário de trabalho ou ainda degelos programados em demasia? Os exemplos são inúmeros passando por iluminação, climatização e outras diversas situações.

Nesse momento o empresário terá alguns desafios:

  • Onde concentrar esforços;
  • Quais equipamentos de fato são necessários serem adquiridos com alta eficiência energética;
  • Como otimizar processos;
  • Como ter acesso a dados confiáveis que no final do mês seja conflitado com a cobrança de energia elétrica por parte da concessionária.

Todo esse processo é possível fazer de uma forma simples através da adoção de um sistema de monitoramento e gerenciamento de consumo de energia, este mesmo sistema pode ainda ser integrado ao monitoramento da qualidade do frio e registros de temperaturas para fins de relatórios e fiscalização da ANVISA / Vigilância Sanitária.

Gerenciador Remoto Boss – Carel

Voltando ao quesito do gerenciamento de consumo de energia é possível além da leitura real do consumo, o registro de dados setorizados para melhor análise e gestão, obtendo de forma objetiva o que cada setor da empresa representou em percentual de custos à operação. Também se faz possível integrar programações para desligamento e ainda gerenciamento de demanda em horário de pico.

Finalizando, com um sistema de gerenciamento a empresa será capaz:

  • Identificar onde e quando a energia elétrica é consumida;
  • Identificar comportamentos e usos incorretos;
  • Diagnosticar falhas e consumo de energia fora da normalidade;
  • Avaliar os efeitos das ações de economia de energia implementadas.
Gerenciamento de energia – Carel

Edson Girelli
Engenheiro Mecânico
CREA/PR 107380/D

Comentários

Este artigo não possui comentários

WhatsApp chat